A frequência 2.4 GHz é uma frequência mais comum e usada por todos os dispositivos. Ela possui um maior alcance, ou seja, vai funcionar melhor estando mais distante do roteador, porém está mais sujeita a interferências externas, de barreiras como paredes, espelhos e outros dispositivos. Já a 5.0 GHz é usada somente em dispositivos mais modernos que sejam compatíveis com a tecnologia, está menos sujeita a interferências, fazendo a qualidade da rede ser melhor, porém o alcance dela é menor, sendo assim, é recomendado o uso da rede 5.0 GHz somente estando no mesmo cômodo em que está o roteador.
As redes sem fio são ondas de rádio (eletromagnéticas) que se espalham no ambiente assim como nossa voz (ondas sonoras) e que ao se chocarem com objetos e paredes são reduzidos e refletidas, ou seja, perdem "força" e qualidade, tornando-se mais fracas quando aumentamos nossa distância em relação ao roteador.
O roteador deve ser instalado em um local estratégico, de preferência em um local alto e no centro da casa, isso facilitará a distribuição da conexão para os mais diversos ambientes. Se a sua residência for grande, além do uso dos nossos equipamentos, é necessário utilizar um repetidor de sinal para expandir o sinal do Wi-Fi para todos os cômodos. Também é importante sempre verificar se as antenas estão apontadas para cima, pois quando direcionadas corretamente, o sinal wireless propaga-se da melhor forma e obtém a qualidade esperada. Além disso, é importante observar se o roteador está instalado próximo de espelhos ou de outros dispositivos que também emitem frequências sem fio, como por exemplo, micro-ondas e telefones sem fio, visto que estes, dificultam a propagação do sinal.
A lentidão via Wi-Fi pode ocorrer por diversos fatores, sendo os principais:
- Muitos dispositivos conectados à rede: Uma grande quantidade de acessos
simultâneos, pode afetar tanto a velocidade contratada, quanto a eficiência e a
rapidez da sua conexão.
- Distância entre usuário e o equipamento
- Interferências externas causadas por objetos e outros aparelhos como espelhos,
telas, paredes muito espessas, estruturas metálicas, dispositivos que transmitem sinais
via rádio, entre outros.
Analisados esses fatores e eliminadas as possíveis causas, o recomendado é realizar
um teste de velocidade para se certificar de que está recebendo a velocidade
contratada.
Para obter 100% da velocidade contratada, recomendamos que o teste seja realizado
com o computador conectado diretamente ao equipamento via cabo de rede. Feito
isso, acesse um dos sites a seguir: www.speedtest.net ou https://www.nperf.com/pt/
que são sites confiáveis e de fácil acesso para aferição da velocidade.
Caso não possua dispositivo para conectar via cabo de rede e precise realizar o teste
via wifi, o ideal é deixar apenas um dispositivo conectado, na rede 5GHz e estar
próximo ao roteador, para sofrer o mínimo de interferência e obter um resultado o
mais preciso possível.
Lembrando que em testes realizados via wifi, não temos como garantir 100% da
velocidade.
O wi-fi é um tipo de rede para distribuição da internet em um modelo sem fio, porém
essa tecnologia possui uma série de variáveis que interferem no resultado de um
possível teste de velocidade. Desde a distância em que o teste será realizado, até a
capacidade dos dispositivos conectados à rede wi-fi e a quantidade de "barreiras",
presentes no local do seu teste.
Por todos estes motivos não há como garantir 100% da sua velocidade contratada.
Caso deseje verificar com precisão qual a velocidade que está recebendo, o
recomendado é que o teste seja realizado com o seu computador conectado via cabo
de rede.
Existem alguns fatores que precisam ser analisados para chegarmos a uma conclusão
lógica do problema.
1º É em algum dispositivo específico?
2º É em algum site ou aplicativo específico?
Se a resposta para alguma dessas perguntas for sim, certamente não será falha na
conexão de internet, e sim, no dispositivo ou site/app que está tentando acesso.
Caso a resposta seja não, ou seja, não consegue conexão em nenhum dos dispositivos
e em nenhum dos sites/app que testou, dirija-se até o seu equipamento de internet,
retire-o da energia, aguarde cerca de 1 minuto e conecte novamente, certificando-se
que todos os cabos estão bem conectados. Se ainda assim, permanecer sem internet,
mantenha contato com o Suporte Técnico ZAZ.
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