Blog

Imagem do blog

COMO TESTAR A QUALIDADE DA MINHA INTERNET?

Existem vários sites para fazer testes de qualidade de conexão da sua internet banda larga. Dentre esses sites, recomendamos o Speedtest.net.Além de ser rápido, é uma ferramenta muito simples e que ajuda você a saber qual a velocidade da sua internet, indicando a taxa de download e também a de upload.

Teste de velocidade de Download:


A taxa de download representa o quão rápido sua conexão está baixando arquivos da internet e ela deve sempre se aproximar da velocidade contratada junto a operadora. Essa é uma forma de testar sua banda larga, porém é preciso levar em consideração que alguns fatores podem diminuir essa velocidade, como a qualidade do seu Wi-Fi, a distância entre este dispositivo e o que você está executando durante o teste, entre outras. Para saber como melhorar o seu sinal confira nosso outro post como melhorar a conexão wifi específico sobre o assunto.

Teste de velocidade de Upload:


Enviar uma informação de um computador ou dispositivo local para a internet, é o que, resumidamente, chamamos de upload. A velocidade de envio, ou seja, upload, normalmente é diferente da velocidade de “baixar”, download. Com esse teste você consegue avaliar quão rápido sua taxa está e pode comprovar que na ZAZ a entrega de upload é um compromisso com você, pois é a única do mercado, com a taxa de 50% de upload. Imagine que você contratou um plano de 150Mbps, seu upload será de 75Mbps. Dessa forma, você consegue anexar seus arquivos, fazer suas lives, enviar fotos e ter uma melhor estabilidade para jogos online.

Acompanhe um Teste:


Abaixo segue um teste realizado em um cliente ZAZ, com um plano de 150Mbps:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Explicando um pouco do teste:


Download: Velocidade atingida de download no teste de velocidade.


Ping: Ping ou latência, como também é conhecido, é o tempo que o seu dispositivo levou para atingir o destino (servidor speedtest) e voltar, esse parâmetro é muito importante. Quanto menor o seu ping, melhor será a sua experiência na internet.


Jitter: Durante a realização do teste de velocidade, são efetuados vários testes de “pings”, a variação entre eles é chamada de Jitter, assim como o ping, quanto mais próximo de 0ms (milisegundos) melhor será a qualidade da sua navegação na internet.


Perda: Essa métrica, também é super importante. Caso o seu teste de velocidade apresente perdas de pacotes, mesmo que a velocidade de download e upload cheguem a sua velocidade contratada, você não terá um bom desempenho para fazer os seus downloads, ver os seus vídeos, jogar online, etc.


Para uma medição mais precisa, sempre que possível, realize o teste de velocidade conectando o seu computador ao roteador com um cabo de rede. Em caso de dispositivos móveis, baixe o app do speedtest, para realizar o teste.